NOTICIA

04.12

Amapá: Servidores municipais fecham avenida em protesto a termos de concurso público

Anúncio de criação de novo plano de carreira não é aceita por funcionários. Prefeitura de Macapá vai reunir com os manifestantes para negociação.

Professores, serventes, merendeiras e outros profissionais da educação da rede municipal fecharam nesta sexta-feira (1ª) a Avenida FAB, principal via de Macapá em protesto ao modelo de concurso público anunciado pela prefeitura. Segundo a categoria, a proposta da gestão cria um novo plano de carreira que prejudicará o servidor, além de extinguir categorias.
A prefeitura nega essa informação e considera que está havendo problemas de entendimento por parte dos servidores. O executivo municipal diz que vai receber os representantes dos sindicatos durante à tarde, para depois apresentar posicionamento oficial.
De acordo como um dos diretores do Sindicato dos Servidores Públicos do Amapá, Ailton Costa, a proposta municipal é de cortar alguns dos direitos dos atuais trabalhadores e criar novo plano de carreira que prejudicará os novos concursados, além de retirar direitos já garantidos por lei.
“Querem acabar com o nosso plano e criar um outro plano de carreira para atender um novo concurso. O concurso também é uma reivindicação nossa, mas a prefeitura disse que terá de adequar a realidade financeira. Ou seja, contratar mais funcionários, mas de forma precária”, questionou.

Para Ailton Costa, a medida representa uma quebra de isonomia, no qual trabalhadores com a mesma titulação vão ganhar salários e direitos diferentes. Ele ressalta que enquanto não tiver uma assembleia, os trabalhadores vão continuar com o protesto.
“O nosso plano de carreira foi uma conquista, após muitos anos de greve e de luta. Essa conquista queremos preservar. Nós queremos um novo concurso, mas que não precise mexer com os nossos direitos”, finalizou.

Fonte: Globo.com (Por Jorge Abreu, G1 AP, Macapá)


 
Home | Voltar para noticias


seja um associado AFPB


Torne-se um associado AFPB e tenha obtenha vantagens e benefícios exclusivos, como descontos em restaurantes, viagens, hotéis e muito mais.
Associe-se!

Entre em contato conosco! Envie-nos um WhatsApp Canal exclusivo para mensagens. Atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.