Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Notícias AFPB
14/08/19
ANS E Ministério Da Economia Formatam Almoxarifado Virtual
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está participando, em conjunto com o Ministério da Economia, da formatação do projeto Almoxarifado Virtual. Trata-se de um modelo de aquisições de materiais de expediente e suprimentos de informática, destinado aos órgãos do Executivo Federal, realizado por intermédio da logística por demanda (just-in-time), método propagado pelas montadoras de veículos que reduz drasticamente os estoques. A ideia do governo é reduzir despesas com a atualização dessa plataforma tecnológica.

A licitação será realizada de forma centralizada pelo ministério. Para a aquisição dos materiais, será disponibilizado aos usuários e aos gestores um sistema virtual para a compra de materiais previamente definidos pela Central de Compras. Após o pedido realizado, os materiais serão entregues pela empresa contratada, que será responsável pelo transporte dos produtos ao contratante.

A iniciativa deve gerar maior eficiência nos gastos, menor tempo de entrega e mais auxílio mútuo para o crescimento, principalmente sustentável, de toda a administração pública, de acordo com fontes do governo. A meta é reduzir os níveis de estoque, de forma significativa, assim como as perdas por dimensionamento ou armazenamento inadequados, bem como economizando os gastos com locações e manutenção dos espaços destinados aos almoxarifados. Outra vantagem da ferramenta é que os órgãos com suas licitações desertas ou fracassadas passarão a contar com as compras nacionais para os itens licitados. 


O projeto será apresentado pela ANS e pelo Ministério da Economia aos órgãos e entidades da administração pública federal no dia 16/08, das 9h às 19h, no Rio de Janeiro.

Por Hamilton Ferrari

Fonte: Blog do Vicente